quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um Plano para Salvar o Planeta

     Em clima de debates sobre a sustentabilidade, nossas turminhas assistiram esta semana ao vídeo “Um Plano Para Salvar o Planeta”, da “Turma da Mônica”. Na trama, a turma entende que a solução para preservar a natureza são os três “R”s: reduzir, para gastar menos; reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Esse é o plano para salvar o planeta.

           Nunca é demais divulgar e repetir vezes sem conta o quanto  essencial são os três R’s:


  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.
                



         Os bons hábitos começam em casa. É preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença e, por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estamos fazendo, estão  sempre  repararando e a aprendendo  conosco. Mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os seus hábitos.  Faça a diferença!                
          Assista também ao vídeo:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário