Neste último sábado aconteceu mais um encontro com nossos pais da Educação Infantil.
Conversamos sobre um tema muito relevante para todos: violência doméstica infantil.
Fizemos uma rápida abordagem do art. 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente e explicamos as diferentes manifestações de violência doméstica: físicas, psicológicas, sexuais e a negligência.
Debatemos sobre as mudanças bruscas de comportamento que devem ser observadas atenciosamente, sendo quase sempre indícios de que algo errado está acontecendo. Foi muito importante ressaltar que, seja qual for o tipo de violência que a criança sofrer, sua vida escolar , entre outras coisas, será sempre afetada.
Contamos também com a participação do representante da Associação de Moradores e também do CEC, Sr. Calixto, que deu algumas informações importantes para a comunidade, reafirmando sempre a importância da força do grupo para novas conquistas.
Como policial civil, tenho que aplaudir iniciativas como esta que, em última análise, auxiliam no trabalho da polícia no momento em que chamam os pais à responsabilidade para com seus pequenos. Às vezes, até por ignorância, adultos ultrapassam o limite entre a falta de respeito com uma criança, passando para uma conduta considerada em nossas leis como verdadeiro CRIME. Importantíssimo trabalho. Parabéns.
ResponderExcluir