quarta-feira, 27 de junho de 2012

Visita ao Museu

     Esta semana nossos alunos do 3º ano conheceram o belíssimo acervo do Museu Nacional de Belas Artes, composto de obras de arte trazidas por D. João VI de Portugal, em 1808, e várias outras do séc XIX e início do séc XX.


     Gostaríamos de agradecer à nossa guia Simone e às professoras que colaboraram para o sucesso do evento: Sylvia, Adriana , Fabiana .

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Movimento Viva o Verde

     Como tudo por aqui leva à Rio +20, nossos alunos resolveram mostrar que todos têm responsabilidades na proteção ao Meio Ambiente.
     Durante a coleta de folhas utilizadas para a montagem do mural, os aluninhos resolveram abraçar a Natureza e mostrar que a sustentabilidade deve ser vivida no dia a dia. A meta é colocar em prática a filosofia dos "três erres", tratando o meio ambiente todos os dias na escola e levando os "erres"para nossas vidas: reduzir e consumir com consciência; reaproveitar, como podemos ver em diversos trabalhinhos  e reciclar, dar um novo uso para os resíduos.
     Com a apresentação de vídeos, músicas e realização de trabalhinhos artísticos, vários assuntos foram abordados neste Movimento: convivência, alimentação, higiene, manutenção de casa e da escola, ruas sujas, rios poluídos, desperdício de água, utilização de materiais.
     Praticando os " três erres", damos novas funções ao lixo e deixamos de entupir aterros sanitários. 
     Estes ensinamentos são para serem lembrados todos os dias...
     Parabéns a toda a equipe da Pré-Escola: Harleize, Adriana, Bianca, Elaine ,Cristiane e Sylvia , pelos belíssimos trabalhos...







quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fazendo Arte...

   Nossos alunos estão vivenciando este mês toda a movimentação mundial em relação à sustentabilidade e à preservação do planeta.
   Nossa Prof de Artes, Sylvia Calado, propôs então que fizessem uma releitura de quadros de artistas que pintaram a natureza: " Os Girassóis" de Vincent Van Gogh , usando técnica de recorte e colagem e "Ninféias", de Claude Monet, usando a técnica de pintura com dedos usando cola colorida e reaproveitando materiais.
   O objetivo deste Projeto é desenvolver a percepção sensível da imaginação criadora, apreciar, ler, reutilizar e fazer produções artísticas de forma lúdica, aproximando os alunos das obras e dos artistas impressionistas.










terça-feira, 19 de junho de 2012

Caderno de Ouro 1º Bimestre

     Finalmente o dia tão esperado pelos alunos!!
    Chegou o Dia do Caderno de Ouro, onde os alunos MB recebem homenagem e certificados pelo bom desempenho no 1º Bimestre!!



     Dia de muitas fotos e distribuição de  sorrisos para os pais !! 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cartilha RIO + 20

     Ainda evidenciando nossa preocupação com o Meio Ambiente e em consonância com a realização da Conferência Rio + 20,   dia 15 /06  houve a entrega da Cartilha Rio + 20, em nossa Sala de Leitura. 
     A Diretora Débora e a Prof. Ierecê da Sala de Leitura direcionaram a atenção dos alunos para as interessantes e coloridas atividades do livro.
     Dando sequência aos debates sobre Meio Ambiente , fizemos o plantio da muda distribuída pelo Projeto " REPLANTANDO VIDA - CEDAE e SME".
     Neste Projeto, a CEDAE ( Companhia Estadual de Águas e Esgotos) e a SME assinaram um termo de cooperação para efetuar uma grande ação de plantio em todas as escolas da rede municipal do Rio de Janeiro em comemoração à Rio + 20, visando a conscientização dos estudantes.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tchoukball, o Esporte da Paz

      Através da itinerância do Clube Escolar Zizinho e do nosso querido Prof. Gilla,  o tchoukball chegou no CIEP AMILCAR CABRAL pra ficar e fazer história.

     O tchoukball surge como opção de prática desportiva diferente e divertida.

     A meta da bola não é o fundo da rede, mas um quadro que se assemelha a uma cama elástica. E não basta apenas acertar a bola no quadro para conquistar o ponto; é preciso que a bola, em seguida, toque o chão. Além disso, na quadra ou na areia, a regra é a mesma: não vale tocar no jogador do time adversário. Essas são algumas características do tchoukball, esporte que vem, aos poucos, conquistando novos adeptos no Brasil.

   O tchoukball foi criado na década de 1960, pelo médico e professor de Educação Física suíço Hermann Brandt. O principal objetivo de Brandt era desenvolver um esporte competitivo que poupasse seus praticantes de lesões decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia e do contato entre jogadores, além de evitar comportamentos antidesportivos e violentos. O tchoukball pode ser praticado tanto em quadra quanto na areia, por duas equipes de sete jogadores cada. “Com iniciantes, trabalhamos com três regras iniciais: não pode roubar a bola ou atrapalhar a ação do adversário; se a bola tocar o chão durante o jogo, ou foi ponto ou falta; quando uma equipe ataca, a outra defende e o ataque pode ser feito em qualquer lado da quadra”, explica Archimedes Moura Júnior (CREF 035980-G/SP), presidente da Associação Brasileira de Tchoukball (ABTB).
       
     Segundo a Carta da ONU à Federação Internacional de Tchoukball,  em outubro de 2001, o esporte deve permitir a melhor veiculação através do mundo das mensagens de paz universal, que vão além do aspecto esportivo.
      São princípios do Tchoukball:

          1. O jogo exclui toda a busca de prestígio, tanto pessoal como coletivo: a atitude do jogagor implica em respeitar todos os demais jogadores, seja adversário ou da mesma equipe. A vitória pode trazer prazer e até mesmo alegria, mas não é uma razão de vaidade.

         2. O jogo exige dedicação total. Um senso de conquista coletiva une os jogadores da equipe; ensina estima e a apreciar o valor do outro. A principal preocupação de cada jogador deve ser buscar a beleza do jogo: "Jogadas elegantes atraem jogadas elegantes".

         3. O jogo é um exercício social através da atividade física: é um apanhado de ações em conjunto; os melhores jogadores aceitam a responsabilidade de ensinar os menos aptos; não existe, portanto, uma competição real, mas uma busca pela competência. A vitória deve estimular no adversário o desejo de melhorar, e não um sentimento de derrota ou submissão.

                                

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Salve o Nosso Planeta!!

    
        Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. Queremos que as crianças valorizem e identifiquem-se como parte integrante do meio ambiente e reconheçam-se como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
       Temas como poluição do ar, do solo e da água; lixo , desmatamento;diminuição da água potável e da biodiversidade, reciclagem, foram temas abordados e discutidos nesta Semana do Meio Ambiente.



                                               Pré -Escola e o Pintinho Amarelinho.

                                                As mãozinhas que salvarão o mundo...

                                            Tia Dilma e a reciclagem com a 1501.

                                      Exposição de trabalhinhos de diversas turmas.


                                                      

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente

       Iniciando nossas atividades no mês do Meio Ambiente e da Rio +20, AMAUB e Passa Régua convidaram a todos da comunidade escolar para um Ciclo de Palestras sobre o meio ambiente, reflorestamento do Parque Estadual da Pedra Branca . Neste dia 5, Dia Internacional do Meio Ambiente, vários profissionais compareceram para esclarecer a todos sobre os programas que vem sendo realizados nas redondezas.
     Responsáveis e alunos puderam acompanhar atentamente as detalhadas explicações e puderam tirar algumas dúvidas.
     Agradecemos a todos os envolvidos. Foi uma manhã muito proveitosa e agradável para todos nós!!
       Estiveram presentes:
  • Jorge Chaves do Inst. Ambiental da Região de Bangu.
  • Joel Armênio , Biólogo da Signus Vitae
  • Ana Maria do Projeto Mutirão, do Reflorestamento da Pedra Branca
  • Kátia Nunes, da Fazenda do Viegas
  • Fábio Pinto, Presidente da AMAUB (Associação de Moradores)
  • Carlos Calixto , do CEC Amílcar Cabral






                   

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um Plano para Salvar o Planeta

     Em clima de debates sobre a sustentabilidade, nossas turminhas assistiram esta semana ao vídeo “Um Plano Para Salvar o Planeta”, da “Turma da Mônica”. Na trama, a turma entende que a solução para preservar a natureza são os três “R”s: reduzir, para gastar menos; reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Esse é o plano para salvar o planeta.

           Nunca é demais divulgar e repetir vezes sem conta o quanto  essencial são os três R’s:


  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.
                



         Os bons hábitos começam em casa. É preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença e, por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estamos fazendo, estão  sempre  repararando e a aprendendo  conosco. Mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os seus hábitos.  Faça a diferença!                
          Assista também ao vídeo:
  

terça-feira, 5 de junho de 2012

Rio + 20 e você

        Dia 04 de junho, no Planetário da Gávea, aconteceu a abertura da "Rio +20 e você",com a presença de líderes, educadores e membros do PEA / UNESCO. 
           O evento tem a chancela da ONU e vai ocorrer em paralelo à Rio+20 com o objetivo de mobilizar os mais diversos setores da sociedade.Serão 58 eventos ligados à temática da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com participação de mais de 100 especialistas mundiais em oficinas interativas e educativas, eventos socioculturais, observatórios e vivências sensoriais.
     Foi um  momento efetivo e simbolicamente decisivo para a humanidade, para que todos envolvam-se nas discussões das grandes questões do nosso tempo e possam estabelecer um legítimo e comprometido diálogo para a paz, a prosperidade e sustentabilidade. 
    Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, estava presente representando a ONU e falou da impressionante  sensação de ver o Planeta Terra da estação espacial e mostrou-se preocupado com a necessidade da preservação do planeta, dos mares e das florestas.
     Objetivos do "Rio +20 e você":
     I- Conscientizar os diversos atores da sociedade. 
    II-  Exaltar o real papel de cada um no processo de proteção e conservação sustentável no mundo.
  III- Promover ações de incentivo à preservação da vida no dia a dia.
  IV - Incentivar os atores da sociedade a elevar a porcentagem "verde" do mundo e redução da pobreza. 
  V- Consolidar uma maior mobilização do público nas atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
   VI - Incentivar a contribuição voluntária de todos em prol de um bem maior e de seu próprio bem: um novo estilo de vida.
    

    

segunda-feira, 4 de junho de 2012

10 min contra a dengue

     
     Dando continuidade ao nosso Projeto Xô Dengue, recebemos a visita de bombeiros do Departamento de Ações Comunitárias do Corpo de Bombeiros, que treinaram nossas crianças e adolescentes para combater o mosquito da dengue.
     A ação faz parte do programa "Bombeiros Mirins, 10 min contra a Dengue". Após a palestra, todas as dúvidas foram debatidas e a receptividade foi excelente.
     A medida pretende educar esse público sobre os cuidados e prevenção da doença dentro e fora de casa, formando multiplicadores.