segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alfabetizando em tempo integral...

   Dentro da Educação Física o jogo é considerado muito importante no desenvolvimento da criança; ampliando a sua capacidade de interagir e de comunicação. Estimula ainda o desenvolvimento das capacidades de pensamento e a criatividade infantil; além de ser fator de desenvolvimento da força, do controle muscular, do equilíbrio orgânico, físico e psicológico da criança.

   O jogo é um espaço educativo fundamental da infância e auxilia no processo de ensino - aprendizagem de muitas áreas, inclusive leitura e escrita. Os jogos contribuem também para as crianças desenvolverem a sua capacidade de imaginação e interpretação. 

     Em nosso Ciep as atividades de Educação Física também ajudam na Alfabetização!!
  Nosso querido Prof Gilla também faz sua parte no trabalho de Alfabetização com suas turmas: conseguiu unir a brincadeira e a competição com a leitura e a escrita. Veja o resultado:
  


     As equipes são organizadas.

Os objetivos são distribuídos.

As equipes correm para realizar as tarefas propostas.

 A educação física escolar se destaca para nós com singular importância para o crescimento do aluno enquanto cidadão. Vemos a alfabetização como uma abertura de mundo, leitura crítica e consciente; porém uma ruptura do "mundinho" infantil para um mundo que exigirá cada vez mais resultados. Para viabilizar essa transição de forma favorável e natural, a educação física é capaz de somar resultados positivos com um trabalho integrado e comprometido entre professores e escola preocupados em formar alunos completos e felizes.
           

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Contações de Saúde

     Foi com enorme alegria que recebemos o Grupo de Teatro e Atividades Lúdico-Pedagógicas da Saúde.
    Na apresentação " Contações de Saúde ",  os atores utilizaram a cultura nordestina  e  o cordel para tratar de assuntos como dengue, meio ambiente, tabagismo , dentre outros. 
    Com suas roupas coloridas e personagens engraçados, eles  rapidamente conseguiram a atenção da criançada, que participou cantando e repetindo os refrões.
     Nesta época de epidemia de dengue, nunca é demais lembrar todos os cuidados que devemos ter para evitar a propagação da doença!
     Leia aqui  a reportagem sobre a epidemia no Rio .




terça-feira, 24 de abril de 2012

Vovó do Amilquinha visita o Ciep ...

     Na semana da Higiene Bucal,  os bebês da Creche receberam a visita da Vovó do Amilquinha, que contou uma divertida historinha e ensinou a todos a importância da escovação dental.   
   Todos participaram animados , entenderam porque todos os animaizinhos da historinha escovavam  e tinham dentes bonitos e saudáveis!!
   A aula prática foi um sucesso !!
   



quinta-feira, 19 de abril de 2012

        
   O significado da Páscoa...    
 
       A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

       Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

    A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade! 


aeggs.gif (448 bytes)        E como surgiu  o chocolate?

      O chocolate era considerado sagrado opelos Maias e Astecas.
    Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha, consumido apenas como uma bebida.
   Acreditava-se que o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
    Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
   Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

    Nossos alunos da Creche estudaram e a aula do chocolate era a mais esperada por todos... 








                                                      
                                                                                                         

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projeto Xô Dengue, com alunos da Classe Especial !!

         Nossos  alunos da Classe Especial, orientados pela Prof. Elaine, criaram o  Grupo Faz de Conta e Faz que Encanta e apresentaram esta pequena  peça, participando do Projeto Xô Dengue!!
    O sucesso de público foi enorme  e eles já estão planejando a próxima apresentação!! 
      Agradecemos a iniciativa e a dedicação da Prof. Elaine, que utiliza a arte para integrar os seus alunos !!


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Gourmet

                                                        

        No dia -a- dia , percebe-se que muitas crianças necessitam de orientação sobre algumas noções comportamentais, dentre elas , as boas maneiras e os bons hábitos de higiene.
        Mais do que nunca é preciso trabalhar essas noções na escola , local onde passam maior parte do dia e fazem todas as refeições. A prática dos atos de cortesia e boas maneiras deve ser uma constante para uma convivência prazerosa e isso inclui o uso das "palavrinhas mágicas" ao se dirigir a um colega, professor, pais ou quaisquer outras pessoas.

       
         Inicialmente todos assistiram  aos vídeos sobre os temas no auditório, com discussão e músicas sobre os mesmos. Conheceram as palavrinhas mágicas, noções sobre higiene e regras básicas de etiqueta à mesa.


        
       Depois, no refeitório, todos tiveram a aula prática, onde receberam um kit para ser utilizado no almoço e puderam mostrar o que aprenderam.

       A formação do comportamento para a boa convivência em sociedade não é realizada em um só dia , mas por toda a vida...

       Mastigar com a boca fechada, não falar com a boca cheia, não exagerar na quantidade, comer lentamente, deixar o garfo descansar enquanto degustamos o alimento foram noções que todos entenderam.


       Para finalizar o Projeto Semana Gourmet, os alunos da Pre´- Escola , além de demonstrarem tudo o que aprenderam , cantaram e dançaram fantasiados de "Chef"...
     O aprendizado será ao longo da vida, porém, foi dado o pontapé inicial para estimular a curiosidade  e proporcionar o debate no dia- a - dia...


                                                                

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uma família muito unida...

     Dia 31 de março iniciamos uma parceria fundamental para o desenvolvimento dos nossos bebês: Família - Escola.
     As crianças, cujos pais estão envolvidos em seu processo de escolarização, aumentam significativamente a possibilidade sucesso. Além disso, pesquisas indicam que os pais participantes de programas educativos desenvolvem atitudes positivas sobre si mesmos, aumentando a autoconfiança na sua condição de educador de seus filhos. Por consequência, a relação pai-filho também é melhorada quando os pais participam com maior frequência das atividades da criança.
   



 Houve um caloroso debate e todos concordaram que as crianças adoram ouvir , descobrem um jeito novo de se relacionarem com os adultos e sentem-se acolhidas, se identificando com personagens e situações.
    Observando adultos que lêem, darão valor à leitura e também se tornarão leitores.

   
    A Diretora Débora falou sobre a importância das atividades que incentivam a leitura e deu várias dicas para uma boa leitura em família.